Destaques Destinos Mundo

Aeroporto de Frankfurt tem salas judaicas para rezar

Por duas vezes no Aeroporto de Frankfurt, caminhava para lá e para cá, pois tinha bastante tempo para o meu embarque, até que vi a sinalização (foto acima). Fiquei curioso, fui lá visitar o pequeno espaço, porém aconchegante, e gostei. Trata-se de uma sala para que judeus rezem, localizada no Terminal 1, salão C. Há ainda outras duas do mesmo tipo no enorme aeroporto alemão.

A sala estava vazia. Logo na entrada vi uma mezuzá. Linda, por sinal. Segundo o site do Chabad Brasil, “mezuzá é a palavra hebraica para designar umbral. Consiste em um pequeno rolo de pergaminho (klaf) que contém duas passagens bíblicas, manuscritas, ´Shemá´ e ´Vehaiá´. A mezuzá que deve ser afixada no umbral direito da porta de cada dependência de um lar ou estabelecimento judaico, obedece ao seguinte mandamento da Torá: ‘Escreve-las-ás nos umbrais de tua casa, e em teus portões’ (Deuteronômio VI:9, XI:20)”.

Dentro há um candelabro de sete braços, chamado de menorá – um dos maiores ícones judaicos. Também de muito bom gosto. De ambos os lados há algumas cadeiras e, dentro de uma caixa de vidro, vi uma cerâmica com a palavra hebraica “mizrach”, que significa leste, em português.

Por que o leste? Porque é para esta direção que fica a cidade mais sagrada para o judaísmo – Jerusalém, também a capital do Estado de Israel, e para a direção onde todo o judeu reza.

Para saber a localização das salas, clique aqui.

0 comentário em “Aeroporto de Frankfurt tem salas judaicas para rezar

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: