Cultura Israel

Confira a programação do Eurovision 2019 em Tel Aviv

Tel Aviv (foto acima, orla da cidade) sedia o 64º Eurovision – Festival da Canção. Trata-se do segundo programa de televisão ao vivo mais visto no mundo e o evento cultural com a maior audiência e cobertura internacional já realizado em Israel. Além das apresentações musicais da competição oficial, várias atividades estão agendadas pela cidade israelense para celebrar o evento. O Ministério do Turismo de Israel lista as principais. Confira abaixo:

Painel turístico no antigo porto da cidade israelense (foto divulgação)

Eurovision Village – Até 18 de maio, Charles Clore Park
Espaço de atividades com vista para a costa do Mediterrâneo. O local recebe performances de artistas israelenses como Static e Ben El, Stephane Legar e ex-astros do Eurovision, como Dana International e Izhar Cohen. Além disso, as semifinais e a final serão projetadas em telas, e os visitantes poderão relaxar em um bar com vista para o mar

Tel Aviv Eat Festival – Até 18 de maio, Charles Clore Park
O festival anual Tel Aviv Eat ocorre simultaneamente ao Eurovision, em um espaço adjacente ao da competição. Os visitantes poderão saborear alguns dos pratos mais deliciosos dos famosos chefs da cidade. O evento apresenta mais de 500 pratos, 80 barracas de comida e 20 restaurantes de chefs renomados. A entrada é gratuita, e os pratos custam até 35 shekels (cerca de R$ 35).

Ovos cozidos, com a gema mole, em molho de tomate apimentado: a shakshuka é uma das estrelas da street food israelense (fotos Claudio Schapochnik/18viagens)
Tâmaras em barraca no Mercado Levinsky, um dos mercados de Tel Aviv

Tel Aviv por Dez Shekels – Até 18 de maio
A cidade decidiu implementar uma série de políticas temporárias para comerciantes locais, para que eles possam prolongar suas horas de trabalho e continuar entretendo os hóspedes. Bares e restaurantes podem instalar telas e transmitir os programas. Além disso, eles poderão tocar música até a meia-noite. Juntamente com empresários na cidade, o município promove a campanha Tel Aviv por 10 Shekels – onde os visitantes podem comprar bebidas e alimentos por apenas dez shekels cada, em dezenas de estabelecimentos.

Eurovision no Porto de Tel Aviv – Até 18 de maio
Durante toda esta semana do Eurovision, o porto local é animado com eventos musicais, atividades esportivas e exibições ao vivo dos shows do programa. O local sedia uma exposição sobre a vida e carreira da estrela pop israelense Dana International, uma biblioteca de discos de vinil e um show musical de encerramento com Anne-Marie David, Loreen e Carola – três lendas do Eurovision.

Boneco de um dos fundadores do Estado de Israel e primeiro primeiro-ministro do país, Ben Gurion (1886-1973), em praia de Tel Aviv

Eurovision em Jaffa
A antiga Jaffa sedia uma instalação de orquestra interativa e, no porto, uma rádio tocará os clássicos do Eurovision dos anos anteriores. O Amiad Centre, no Jaffa Flea Market, abriga “Diver City” – uma exposição inspirada nas músicas do Eurovision. Jaffa também está no centro de White Night no dia 16 de maio (quinta), com festas, performances e concertos no jardim HaPisga Garden, praça Kedumim, Jaffa Port e Jaffa Flea Market. Também por lá, como parte de um projeto colaborativo com a empresa de iluminação Osram, pessoas de todo o mundo vão controlar as luzes do local durante as semifinais, nos dias 14 e 16, e a grande final no dia 18. As cores serão alteradas com base na votação dos usuários para cada música.

Hall da Independência, em Tel Aviv: neste lugar Ben Gurion declarou a independência do Estado de Israel em 14 de maio de 1948; é aberto à visitação

Tours Gratuitos em Tel Aviv – Até 19 de maio
Com 52 quilômetros quadrados de terreno plano e clima quente o ano todo, a cidade é perfeita para passeios a pé. Por meio de uma experiência interativa e divertida, os guias especializados da cidade apresentam a cultura, a história e os segredos da região. Explore Old Jaffa, Neve Tsedek, a história LGBTQ e a Cidade Branca em tours diários gratuitos na cidade, que acontecem até 19 de maio.

Escolha sua Bandeira – Até 21 de maio, das 20h à meia noite, Tel Aviv City Hall (Praça Rabin)
Durante eventos internacionais, o prédio da prefeitura de Tel Aviv é muitas vezes iluminado com cores das bandeiras de diferentes países ao redor do mundo. Os fãs do Eurovision poderão selecionar sua bandeira nacional por meio de um aplicativo, exibi-lo no prédio e tirar uma selfie com ele em segundo plano.

O prédio da prefeitura de Tel Aviv vira um painel de luzes em eventos especiais

Jantar de Shabat – 17 de maio, inscrições aqui
Os jantares de Shabat, realizados às sextas-feiras, são um marco cultural de muitas famílias israelenses. Este projeto reunirá turistas de todo o mundo e de qualquer religião para uma experiência imersiva única. Eles desfrutarão de uma refeição caseira tradicional, enquanto aprendem sobre tradições judaicas que já duram séculos.

0 comentário em “Confira a programação do Eurovision 2019 em Tel Aviv

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: